URGENTE

Carteira de estudante não será obrigatória para jovens de 15 a 21







Foi aprovado em primeira votação na Câmara dos vereadores de Porto Velho – RO ja às 20h desta segunda-feira, o projeto de lei que visa dar direito a meia entrada a jovens de 15 a 21 anos de idade sem necessidade de apresentar carteirinha de estudante.

Autora do projeto, a vereadora Ada Dantas, questionou o fato de jovens nessa idade estarem tirando suas vidas em virtude da depressão. “Muitos jovens de baixa renda nessa idade não tem incentivo de nada, esporte, lazer, cultura, entre outros. Com isso, nessa faixa etária tem se desenvolvido essa doença que chega mas não avisa ninguém. Só na última semana tivemos 5 suicídios entre essas idades. As vezes isso acontece porque o jovem fica entranhado dentro de casa, sem qualquer estímulo cultural, sem condições financeiras e vê os amigos se divertindo e não podem acomapanha-los. Esse é um projeto que visa estimular o combate contra essa doença, isso não tem nada a ver com dizer que esse projeto vai dar dim nesse mal, pelo contrário, é pra estimular jovens a saírem de casa e buscarem alternativas para que esse estímulo venha e se combata essa doença futuramente”.

Vale lembrar que a lei é semelhante com a existente no Rio de Janeiro – RJ desde 2000 e que inclusive foi julgada no STF sua legalidade e o plenário do supremo votou favorável. A lei está em vigor até hoje.

Foram 2 votos contra, 1 abstenção, 9 votos favoráveis e 9 ausências de plenário. Agora o mesmo foi encaminhado para segunda votação na próxima sessão do plenário municipal.

Nenhum comentário